Reutilizando água.

Férias chegando e a família toda em casa consumindo de tudo, inclusive muita água. Para evitar o desperdício e economizar, seguem aí algumas dicas de como ter esse líquido tão preciso sempre disponível para utilização.

Reutilize a água da lavagem de roupas

Ao invés de abrir a tampa da pia e deixar tudo escoe ralo a fora, conserve a água pós-lavagem em tambores e outros reservatórios. Essa água serve para limpeza de calçadas, da casa e lavagem dos carros.

Deixe a piscina coberta

Sempre que a piscina não estiver sendo utilizada, deixe-a coberta. Assim a perda por evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, isso representa uma econômia de mais de 3.000 litros de água.

Armazene água de chuva

Em São Paulo houve até quem armazenasse água das calhas, canalizando-a em tambores. Aqui dá pra fazer o mesmo e também, dá pra deixar os tambores expostos em pontos onde a queda da água é intensa, como caídas das telhas. Utilizando posteriormente esse líquido para aguar as plantas e outros fins como esse. E sempre válido ressaltar, atenção para não dar bobeira com o mosquito da dengue.

Utilize balde ao invés de mangueira

Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água. Por que não utilizar o balde?

As outras dicas mais comuns você já sabe. Não custa nada colocá-las em prática. Aliás, custa sim. Tanto que se você não utilizá-las esse custo com certeza vai sair do seu bolso.

 

Fonte: G1

Deixe uma resposta