Pirâmide das atividades físicas.

Que praticar atividades físicas regularmente é importante para a saúde, todo mundo já sabe. Pensando nisso é que foi criada a Pirâmide de atividades, desenvolvida pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos e que visa ajudar pessoas de todas as idades a transformarem os exercícios em rotina, de forma espontânea, incorporados ao dia a dia.

A pirâmide é simples de ser entendida, sua base indica atividades que podem ser repetidas frequentemente por serem comuns e os próximos níveis vão indicando outras atividades, mais exigentes, e seu tempo de prática, até chegar ao repouso, que deve consumir menor tempo.

 

Na base estão indicadas algumas atividades que podem ser praticadas todos os dias, sem muitos sacrifícios:

  • Subir de escadas, ao invés de elevador.
  • Caminhar com os amigos.
  • Levar o cachorro para passear.
  • Descer um ponto de ônibus antes do mais próximo do local de trabalho ou escola.

 

Outras atividades aeróbicas, que exigem um pouco mais do corpo e de recursos, mas não deixam de ser fáceis (essas podem ser praticadas de 3 a 5 vezes por semana):

  • Futebol, vôlei, basquete, tênis, corridas, brincadeiras etc.
  • Caminhar rápido, patinar, andar de bicicleta ou skate, nadar, correr, pular corda etc.

 

O 3º nível da pirâmide exige maior flexibilidade e força e consiste em exercícios que podem ser praticados de 2 a 3 vezes por semana:

  • Ginástica, musculação, alongamento, flexões, pular corda, artes marciais etc.
  • Dançar, cuidar do jardim, lavar o carro, ginástica artística etc.

 

Já as atividades que consistem basicamente no repouso, devem consumir o mínimo de tempo possível na rotina: assistir TV, jogar vídeo game ou ficar na frente do computador são algumas dessas.

 

O ideal é que cada um busque a atividade que dá mais prazer, que sejam mais apreciadas e que sejam desenvolvidas sem sacrifícios exagerados, para que possam ser praticadas com maior frequência e maiores esforços, gradativamente.

É importantíssimo lembrar que cada um tem uma realidade, uma rotina e um físico diferenciado e que isso precisa ser respeitado. Estabeleça limites para você mesmo e observe se o seu corpo consegue corresponder. No mais, não esqueça de hidratar bem o corpo com Puríssima e manter uma alimentação balanceada para manter o ritmo de evolução constante.

 

Fonte: Personal Felipe Almeida

Deixe uma resposta