Moderar o consumo de bebidas durante as refeições é uma boa pedida.

Tomar dois ou mais litros de água por dia é uma recomendação básica de todo nutricionista certo? Mas qual o horário ideal para ingerir tanto líquido?

Durante todo o dia, seria uma resposta aceitável, menos durante as refeições.

O motivo é bem simples, apesar de não conter calorias e desempenhar papel essencial à nossa sobrevivência, o excesso de líquido em horário inapropriado pode causar indigestão, dificultando a ação do suco gástrico, responsável por esse processo.

E, já que os líquidos são rapidamente eliminados do organismo, o apetite é estimulado novamente aumentando o apetite e, consequentemente, a chance de ganho de peso. O excesso de bebidas durante as refeições também pode causar dilatação estomacal.

Sucos, água e outros podem ser consumidos 20 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Mas, se a comida estiver “seca”, como dizem, e for inevitável, o indicado é um copo pequeno, bem pequeno, de 150 a 200 ml aproximadamente.

Nesses casos, dê preferência para água Puríssima ou sucos naturais, de frutas ácidas, que podem ajudar no trabalho do suco gástrico. Nada de refrigerantes, pois esses também podem prejudicar a digestão.

Uma dica para saciar a sede e alimentar-se bem ao mesmo tempo é complementar a composição dos pratos com chuchu, tomate, melancia e maçã, que têm alto percentual de água. Utilize-os para incrementar uma salada ou outro prato e faça como as estrelas. Flávia Alessandra, por exemplo, afirma ter enxugado as medidas com ajuda de saladas e sucos.

Experimente também. Se não puder usar de tanto capricho, ao menos reduza o consumo de água durante o almoço e jantar. Mas após passada 1h, pode voltar a abusar da Puríssima combinada com o que quiser.

 

Fontes: Dieta e Saúde/Abril-Boa Forma

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