Alimentos funcionais e seu metabolismo

Ter uma alimentação balanceada é um dos segredos para prevenir e tratar muitas doenças. E quando são incluídos alimentos que possuem componentes ativos poderosos, é possível melhorar ainda mais esse efeito protetor.

É o caso dos alimentos funcionais, que além das funções nutricionais básicas, exercem funções que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde.

É importante pontuar que estes alimentos não agem como remédios, mas são capazes de prevenir ou reduzir o risco do aparecimento de algumas delas.

Confira alguns componentes presentes nesses alimentos e inclua-os na dieta!

Betacaroteno
O betacaroteno, quando ingerido, se converte em vitamina A e protege as células do envelhecimento. Também ajuda a diminuir o risco de câncer. O betacaroteno pode ser encontrado na cenoura, mamão, abóbora, manga, damasco, espinafre e couve.

Ômega-3
Diminui o risco de doenças cardiovasculares, reduz os níveis de triglicerídeos e controla o colesterol total do sangue, sem acumulá-lo nos vaso sanguíneos do coração. O ômega-3 está presente em peixes de água fria, como salmão e truta, e óleo de peixes.

Probióticos
São microorganismos vivos que impedem que bactérias e outros microrganismos causadores de doença se proliferem no intestino. Os probióticos são encontrados em iogurtes e leite fermentado.

 Confira mais componentes e seus benefícios aqui. 

 

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