Chega de bebedeira. Hora de hidratar.

Em abril de 2012 o Uol Notícias apresentou um gráfico alarmante, com o percentual de adultos (com 18 anos ou mais) que, nos últimos 30 dias daquele período, consumiram álcool de forma abusiva no Brasil. A pesquisa foi feita pelo Ministério da Saúde e apresentou que o consumo de bebida alcoólica torna-se abusivo a medida que aumenta o nível de escolaridade. Ou seja, alcoolismo atinge todas as classes, indiscriminadamente.

Além dos efeitos físicos externos que já conhecemos como lerdeza, sonolência, descoordenação motora e outros tipos de mal estar, internamente o álcool provoca diversas reações em todo o organismo, incluindo a desidratação.

Segundo matéria publicada pelo programa Bem Estar “O corpo interpreta o álcool como se fosse açúcar, por conta das suas calorias.” Fazendo com que o pâncreas produza mais insulina, diminuindo a glicose e podendo causar uma crise de hipoglicemia.

Mas quanta bebida posso ingerir sem fazer mal ao meu corpo?

De acordo com a lei seca, a tolerância para o álcool é zero. Qualquer nível de álcool no sangue ou no pulmão (detectado pelo bafômetro) já configura como infração gravíssima de trânsito, que resulta em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recolhimento do documento de habilitação e multa de R$ 1.915. (Fonte: Mídia News)

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o consumo não pode superar o equivalente a 3 copos de chope ou apenas uma dose de uísque ao dia ou o equivalente a 30 gramas de álcool ao dia.

Álcool.

Mas caso tenha passado da conta enquanto bebia em casa, ou foi para a balada de táxi já com o intuito de “afundar o pé” na bebida e ficou de ressaca, o ideal é combater tanto a desidratação, quanto a queda de açúcar. Para isso, uma das receitas indicadas é ingerir um copo de água Puríssima com 3 a 5 colheres (de sopa) de açúcar. Mas não se atenha a essa receita. Beba muita, mas muita água Puríssima antes, durante e depois da festa e alimente-se muito bem. Assim dá para curtir de uma forma mais saudável.

Fonte: UOL Notícias

Deixe uma resposta

Você deve está logado para publicar um comentário.