Caminhada ou corrida, faça sua escolha e movimente-se.

Está faltando motivação para iniciar a prática de uma atividade física? Veja quantas pessoas no mundo já adotaram a caminhada ou corrida como rotina.

Em Cuiabá e região essas modalidades vêm agregando cada vez mais adeptos e levando um número cada vez maior de pessoas para as ruas. Inclusive, um calendário já foi adotado.

Em outubro acontecem algumas das provas mais esperadas do ano pelos corredores:

Track & Field – Etapa Goiabeiras (12/10 – Encerramento inscrições 08/10)

Corrida de Cara Limpa Contra as Drogas (19/10)

Meia Maratona Senta a Pua (26/10 – Primeira meia maratona de MT)

Mas quem pensa que esse calendário é útil apenas para praticantes assíduos da corrida de rua, está enganado. Participar na chamada “pipoca” (galera que não fez inscrição e não vai para competir) pode ser uma forma divertida de começar a se interessar pelo esporte.

Caminhar ou correr são exercícios bastante benéficos que não exigem pontualidade ou gastos fixos mensais e por isso mesmo são tão procurados.

Entre os benefícios físicos estão não só a redução, mas também o combate de doenças cardíacas, de circulação e arteriais, diabetes, respiração e problemas pulmonares, combate e auxilia na melhoria da osteoporose e ajuda também a mente.

A redução de peso nos corredores é um dos fatores que mais atrai a atenção de alguns estudiosos. Pesquisas revelaram que o gasto energético entre corrida e caminhada são próximos. Porém, para os corredores, a facilidade em controlar o peso, a longo prazo, é maior.

Uma das possíveis explicações levantadas pelo The Journal of Obesity (Fonte: Boa Forma Uol, 2013) em uma pesquisa é a presença do hormônio chamado peptídeo YY, conhecido por suprimir o apetite, apresentado em níveis mais altos em corredores.

O que prova que vale a pena mesmo praticar um desses esportes.

Mas antes de começar é preciso tomar alguns cuidados básicos como consultar um cardiologista e escolher os tênis adequados para sua pisada e para a modalidade desejada, além de buscar o acompanhamento de um profissional especializado para orientá-lo. Em Cuiabá é possível encontrar alguns desses no Parque Mãe Bonifácia.

Então, vamos lá! Quem sabe na próxima corrida você já se anima a fazer sua inscrição para uma dessas provas. Comece assim que possível. Cuidando do seu corpo com alimentação saudável, hidratando-se com produtos de qualidade como Água Mineral Puríssima, você prolonga o seu bem-estar, sua saúde e a disposição para ser cada vez mais disposto e feliz.

 

Fontes: Minha Vida / Boa Forma – UOL

Deixe uma resposta