Água – O combustível do verão

post-verao

Em pleno verão, com as altas taxas de temperatura e umidade relativa do ar, não dá para resistir mais do que quatro dias sem ingerir líquido, principalmente água. No frio, esse tempo pode chegar a sete dias – isso vai depender das condições físicas de cada um.
A perda média de água do ser humano é de cerca de 2 a 2,5 litros por dia, quando evacuamos ou transpiramos demais em dias quentes, chegamos a perder o dobro disso. Entenda, quando você sente sede é porque já teve de 1% a 2% do seu peso perdido em água.
Médicos especializados afirma que quando essa taxa passa de 5%, a pessoa começa a ter sérios comprometimentos clínicos.

Em cidades, como Cuiabá onde o calor é intenso, quatro dias a seco significam uma perda de mais de 20% do peso corporal – e isso é risco de morte imediata. Atletas e esportistas precisam ficar ainda mais atentos, pois a perda de líquidos é mais rápida. E nem pense em na tentação dos comerciais de cerveja e “mandar uma gelada pra dentro”- o álcool acelera a desidratação.

Confira algumas dicas para manter o corpo hidratado no verão e aproveitar tudo com saúde e muita energia:

– Cuide para ingerir pelo menos dois litros de líquidos por dia, tenha uma garrafinha onde poderá calcular a sua ingestão diária.
Ex: uma garrafinha de água cabe 500ml, então 4 delas lhe protegem da desidratação.

– Procure alternar a ingestão de água com sucos de frutas, água de coco, chás gelado e iogurtes líquidos.

– Mas atenção! Não exagere, por incrível que pareça, se tomar mais do que 8 litros de líquido em um dia, irá provavelmente parar em um hospital. O exagero faz com que seus rins fiquem sobrecarregados.

– E lembre-se, use sempre roupas leves e confortáveis, prefira tecidos naturais como os de algodão, linho e seda e se estiver na praia,
não esqueça do filtro solar com o fator apropriado para seu tipo de pele.

Até a próxima e aproveite o #verão! \o/

Deixe uma resposta